Antigamente vistos somente como sinônimos de público-alvo, os stakeholders evoluíram com o tempo e se diferenciam desse antigo conceito. Se antes a intenção era atingir um grupo de pessoas específicas que poderiam ser consumidoras e se concentrar nelas, agora as portas se abriram e o público vai bem mais além de quem pode comprar o produto.
Neste artigo, você poderá aprofundar seus conhecimentos e entender melhor sobre stakeholders e conceitos emergentes desse ambiente corporativo.
Stakeholders é tudo a sua volta
O conceito foi criado na década de 1980, por Robert Edward Freeman, filósofo estadunidense, e já passou por mutações para ser o que é considerado hoje, tendo uma concepção mais abrangente.
Os stakeholders compõem um espaço, dentro de uma empresa, que reflete em quem são os atingidos por suas ações afirmativas. Podem ser desde pessoas a organizações a qualquer um que venha a sofrer seus efeitos.
Dessa maneira, podem ser clientes, funcionários, fornecedores, comunidade local e até investidores. Todos esses, sem necessariamente ter algum envolvimento direto, serão atingidos pelos indícios da existência da empresa.

A necessidade de entender quem atinge
Compreender as proporções de seu negócio te faz ter a noção da potência do que você pode carregar em mãos. Isso te proporciona ser uma pessoa mais consciente de ações, conseguindo então, extrair tudo que pode somar.
Sabendo do impacto que sua empresa pode exercer na vida de todos ao seu redor, o trabalho se concentra em fazer com que esses sejam satisfeitos com sua influência. Com toda essa rede de apoio, desde colaboradores até consumidores, satisfeita, é possível atingir o sucesso de seu negócio.

A importância para fazer a diferença
Já deu para entender que o público-alvo faz parte da composição do que são as stakeholders, certo?
É enxergando isso que, com o trabalho em conjunto, é possível elevar o valor de sua empresa através de três ações: valorização dos colaboradores, canal de escuta com clientes e entrega de produtos de alta qualidade.
Com o mapeamento dos stakeholders, um passo é dado em rumo à organização empresarial de seu negócio. Dessa forma, o investimento na gestão é a alternativa ideal para receber o retorno do conglomerado de ações afirmativas para existência e sucesso de seu negócio.
Gostou do conteúdo deste artigo? Confira mais artigos em nosso blog e acompanhe-nos no Instagram!







