Os primeiros passos no empreendedorismo sempre são os mais difíceis, afinal, é um novo caminho a ser seguido, com diversos desafios para quem está iniciando seu próprio negócio.
São elas, as primeiras decisões tomadas, que vão solidificar sua empresa, gerando uma conexão com o público que você deseja atingir e criar um relacionamento.
No entanto, é nesse momento em que podem acontecer muitos erros, especialmente por falta de conhecimento e atenção.
Neste texto, iremos te mostrar os cinco principais erros cometidos por quem está começando no empreendedorismo e como evitá-los.
Não ter uma boa estratégia interna

Se você não tem um planejamento estratégico para dar os primeiros passos no empreendedorismo, possivelmente algo dará errado.
Ou seja, se não há uma boa estrutura direcionada ao plano de negócios, sua empresa pode não conseguir se solidificar e crescer no mercado.
Um planejamento proporciona mais segurança e tranquilidade na rotina, por isso estipule metas e prazos e, sobretudo, garanta que serão cumpridos
Não ter organização financeira

Quando não há uma organização financeira, você acaba não possuindo controle do que “entra e sai” do seu caixa. Além disso, há muitos empreendedores que misturam as finanças pessoais e as finanças da empresa… Isso não pode acontecer!
Esse é um dos principais erros de quem está começando. Você deve separar suas finanças por meio de planilhas e ter um controle maior sobre o dinheiro relativo ao seu negócio.
Uma empresa de contabilidade pode ser uma boa estratégia, principalmente se você ainda não sabe como organizar suas finanças e por onde iniciar o gerenciamento de maneira efetiva dos seus investimentos.
Não utilizar a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma grande ferramenta para otimizar processos e desenvolvimento de serviços e soluções dentro do seu negócio. Plataformas de gestão e organização são opções nesse caso.
Dessa forma, é fundamental observar as novas tendências e tentar implementá-las no dia a dia, como alternativas para tornar a dinâmica do trabalho mais segura, produtiva, ágil e com redução de custos.
Então, se você ainda subestima o uso das tecnologias ou possui uma “resistência ” em começar a utilizá-las, talvez seja o momento de repensar e mudar seu posicionamento.
Deixa o marketing de lado

Sim, manter uma presença online garante visibilidade e atrai novos clientes para sua empresa. O Instagram, por exemplo, é uma ótima plataforma para você conseguir se destacar no mercado.
Além disso, é uma forma de divulgar seus produtos e serviços, com um bom retorno e baixo custo.
Isso porque por meio dos conteúdos criados e publicados, é possível gerar identificação com seus possíveis clientes e ser visto como uma alternativa naquele nicho para seu público-alvo.
Então, invista em um bom trabalho de marketing e observe um retorno bem positivo para seu negócio.
A Gaia tem como um dos projetos a Atena Branding e Conteúdo, uma empresa de marketing digital e de conteúdo focada em gestão de marca e storytelling. #FicaDica
Não enxerga a inovação como uma alternativa

Nem sempre as melhores escolhas são feitas nos primeiros passos no empreendedorismo, a Gaia sabe disso. No entanto, você deve tentar pensar fora da caixa e entender que usar a criatividade e a inovação são aspectos que auxiliam no dia a dia do seu negócio.
A inovação dentro do seu negócio proporciona oportunidades e ideias para que você tome melhores atitudes e decisões. O medo de errar pode até estar presente nesses momentos, avalie e coloque em prática para se diferenciar no mercado.
Nesse sentido, você pode criar novas soluções e tendências para atender as dores e desejos do seu público.
Então como evitar tais erros?
Existem algumas formas de evitar esses cinco principais erros no empreendedorismo, uma delas é seguir e colocar em prática as nossas dicas. Como foi citado inicialmente, sabemos que não é algo tão fácil empreender no início, afinal, são novos caminhos e tomadas de decisões no dia a dia.
Um grande aliado dos empreendedores é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mais conhecido apenas pela sigla Sebrae. No próprio site do órgão, já há inúmeros conteúdos, ferramentas e cursos para te ajudar a empreender melhor e com mais segurança.
Outro forma são as consultorias e mentorias feitas por especialistas na área do empreendedorismo e gestão de negócios, como o nosso projeto Empreandie, com foco em apoio a mulheres que estão iniciando no empreendedorismo ou estão reformulando seu negócio.
Gostou do conteúdo deste artigo? Confira mais artigos em nosso blog e acompanhe-nos no Instagram!







