Mesmo encarando o sexismo e lidando com tarefas no trabalho e em casa, lideranças femininas ganham protagonismo e se destacam em startups.
Entenda como elas vêm conquistando relevância no mercado. Confira!
Fundando empresas e liderando times em startups

É inegável que, ainda hoje, há a majoritariedade da liderança masculina no ecossistema do mundo empresarial. Entretanto, a luta feminina vem sendo ativa para a reversão dessa desigualdade.
Como reflexo disso, o Brasil é a 7ª posição entre os países com maior número de mulheres empreendedoras. Na escala comparativa, dos 52 milhões de profissionais nessa área, mais de 30 milhões são mulheres.
Os dados são do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM) e refletem a luta feminina pela independência, liberdade e flexibilidade.
Além disso, grandes startups brasileiras vêm buscando alcançar a diversidade em seus times, tendo como meta 50% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres, como é o caso das unicórnios NuBank e QuintoAndar.
Grandes desafios no mercado

Ainda são grandes os desafios para empreendedoras de startups no Brasil. O primeiro deles está em serem vistas como relevantes para os investidores que são, em sua ampla maioria, homens.
A falta de captação de recursos, autoconfiança e incentivo técnico e financeiro para a entrada no mercado continuam como os maiores desafios para que o número de mulheres na liderança de startups cresça.
Segundo pesquisas do do Banco Mundial, através do International Finance Corporation, menos de 8% dos fundos de Private Equity e Venture Capital na América Latina possuem mulheres na liderança.
Apesar disso, o crescimento exponencial do protagonismo feminino no mercado empreendedor é sinal de que as coisas estão mudando, e que tem tudo para continuar transformando e inovando.
Por isso, seja fundando startups ou conquistando cargos de liderança nas unicórnios do país e do mundo, esse protagonismo permite que outras mulheres possam se enxergar nesses espaços. Afinal, precisamos de vozes que ecoam e representam o nosso potencial!
Gostou do conteúdo? Acompanhe-nos no Instagram! ?







